Logo Patosja

Calor e férias: verão exige atenção e aumenta consumo de energia elétrica nas residências 

Mudanças simples no dia a dia ajudam a evitar surpresas na conta no fim do mês

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 16:24 25-12-2025

Compartilhar:

Mudanças simples no dia a dia ajudam a evitar surpresas na conta no fim do mês

Férias escolares e temperaturas elevadas, com o calor e as férias, o consumo de energia elétrica aumenta nas residências. Segundo especialistas, mudanças simples no dia a dia, como o tempo no banho e desligar aparelhos, evitam surpresas na conta de luz.

Com mais pessoas em casa, os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos ficam ligados por mais tempo. Geladeira, ventilador, ar-condicionado, chuveiro elétrico e aparelhos utilizados para o lazer estão entre os principais responsáveis pelo aumento do gasto.

“O consumo depende da potência dos aparelhos e do tempo que ficam ligados. É bom ter uma atenção especial a equipamentos como fritadeira, chuveiro e ar-condicionado”, disse o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Welhinton Adriano.  

Pequenas ações no dia a dia fazem a diferença: juntar o máximo de roupas possíveis para usar a máquina de lavar, retirar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, verificar as borrachas de vedação dos eletrodomésticos e manter as cortinas abertas. 

“Ajustar o chuveiro na posição verão ou morno pode reduzir a potência em até 30%. Somando isso à redução do tempo do banho, a economia final no final do mês é significativa”, destacou o profissional. 

Para quem vai viajar durante as férias, a orientação do engenheiro é manter ligados apenas os aparelhos essenciais. Com atenção e mudanças simples na rotina, é possível enfrentar o verão com mais conforto e manter a conta de energia elétrica sob controle.
Leia também